quinta-feira, 26 de março de 2009

Sentimentos Ocultos!

Hoje vou seguir a recomendação de um gaucho...é um amigo querido, meio 8/80 mais eu gosto muito dele afinal amigos são amigos e temos que respeita-los do jeito que são.
Ocultar sentimentos...
Bom, o que dizer das pessoas que escondem seus sentimentos, que amam em silencio, que passam uma vida ou parte dela vivendo se sonhos, de viagem imaginarias, de recordações de momentos sem muito valor, mas que foram únicos e intensos pra ela. Vejo essas pessoas como corajosas e fracas ao mesmo tempo. Corajosas porque guardam a sete chaves um sentimento lindo ou triste e tem força pra suportar tudo em silencio... mas fracas porque tem medo de mostrar seus sentimentos, medo de perder aquele pouco que pra si já e muito ou de colocar pra fora todos os fantasmas que tem dentro de si.
Sentimentos ocultos são como as dores da alma... faltam coisas, sobram coisas mas geralmente tudo se transforma em dores, e dor não é um sentimento bom, pelo menos pra mim.
Falamos dos amores...
Daquele amor escondido, daquele frio na barriga de quando vemos aquela pessoa que amamos...nossa, é bom ver seu sorriso, suas palavras, seu encanto, seus movimentos mesmo que meio desengonçados mas ali esta a pessoa que idealizamos como a perfeita...como aquela que em sonhos é nossa. E impressionante como vemos a perfeição naquela imagem...tudo é lindo e ficamos em êxtase. Parece que estamos enfeitiçados, essa e a palavra. “Mas ele(a) não pode saber, é meu amigo se eu falar vou colocar tudo a perder” ai vem a fraqueza e a vida vai seguindo com o silencio impregnado na alma e nos anulamos diante de um amor que poderia ser correspondido e por medo nada acontece. Enquanto escrevia me lembrei do Super Homem (das antigas) em que o personagem Clark Kent nao usava o uniforme de Super-Homem, e sim o super-herói quem se fantasiava sob os trajes de um jornalista tímido e medroso. Veja so como é a vida...a própria mocinha se apaixonou por uma idéia, enquanto que ele, o mocinho ficava encondido atraz de uma fantasia, seja ela de super-heroi ou de super-mocinho.
Falamos de dores:
Ah essas dores malvadas que insistimos em guardar...essa magoa ressentida que traz lagrima, ódio, raiva e mais um monte de sensações que não fazem bem nem pro corpo, nem pra alma. Os humanos tem o dom de deturpar as coisas, interpretar as palavras da maneira que lhes convem. Em um momento esta tudo bem e em segundos as coisas mudam, do amor ao ódio basta uma palavra, um movimento. Ai ficamos remoendo essa situação em silencio travando nossa vida, impedindo de que sentimentos lindos e puros cresçam dentro de nós e a vida vai seguindo ate chegar um problema cardíaco ou ate mesmo um AVC...tudo fruto de magoas que deveriam ser deletadas da vida por não valerem a pena e continuam la. Nossa vida é um aprendizado, quem nunca errou? Quem nunca magoou alguém? Quem nunca foi vitima de estórias? O fato é que ninguém é perfeito e se somos capazes de magoar, temos igualmente a capacidade de perdoar e se permitir transformar essas dores em amores e esses amores em felicidade pra si a pra todos os que te rodeiam.
Falamos das dores e dos amores juntos:
Nas minhas andanças sempre ouço pessoas falando “quem ama, sempre sofre porque AMAR É SOFRER, mas será?
Uma vez um pessoa muito ligada a mim disse depois de uma situação de magoa “essa é a primeira de varias vezes que você vai me magoar mas eu te amo, então vou te perdoar enquanto eu puder” Com base nisso penso que amores e dores estão juntos, caminhando lado a lado...Mas e os sentimentos ocultos? O amor oculto, a paixão oculta, a magoa oculta, o desejo oculto...Na minha opinião pessoal ocultar sentimentos não é bom, pois tudo que precisamos esconder das pessoas faz mal, talvez seja o meu perfil assim de ser transparente demonstrar sempre os sentimentos e vive-los intensamente.
Pra finalizar....
Se permitir viver é sempre a melhor solução pra tudo...se amando ou sofrendo em silencio?
Pra que continuar assim se a vida e Deus dao tantas oportunidades de sermos felizes de peito aberto e alma limpa?
Essa é a dica....
AME E SE DEIXE AMAR, PERDOE E SE PERMITA SER PERDOADO ESSA É A NOSSA MISSAO, APRENDER A CADA DIA E EVOLUIR SEMPRE...MAS SEM OCULTAR NADA!

2 comentários:

  1. Quando amamos uma pessoa em silêncio e ocultamos esse sentimento talves por medo de que talvez uma palavra mal interpretada possa por em risco um sentimento tão forte quanto ao de uma amizade e acabamos por muitas vezes tentando ocultar o sentimento de nós mesmos acabamos por magoar não só a pessoa amada mas acabamos por deixar que esse sentimeto cresça a um ponto no qual não se pode mais segurar e quando o libertamos e acabamos as vezes indo com tanta sede ao pote que pode ser mal interpretado ai assusta, magoa e nos faz chorar...
    Porque apartir do momento que realmente revelamos o quanto amamos ai sim, chegamos a um ponto sem volta pq sabemos que apartir daquele momento a pessoa que amamos por tanto tempo em silencio jamais vai nos olhar com os mesmos olhos e jamais tmbm poderemos velas da mema forma pq revelamos uma coisa que até então tinhamos o aparente controle e quando isso acontece geralmente vem o medo de que qualquer coisa que façamos ou digamos possa ser mal interpretada e magoar...

    então pra revelar um sentimento oculto devemos mto bem ter a noção que mtas vezes ele deveria permanecer pra sempre oculto...

    ResponderExcluir
  2. Pensando um pouco mais abrangentemente, creio que muitas das coisas que deixamos de dizer, que omitimos, ou mesmo as que guardamos a 7 chaves dentro da nossa mente é por...simplesmente pensarmos que esse sentimento ou pensamento não vai ser entendido. Quer seja pelo melhor dos amigos quer seja pelo objecto do nosso amor, desejo, fixacão ou até mesmo ilusão. Pensamos que, por não puder ser entendido, não necessita ser falado, ser mencionado, ser objecto de analise, critica ou má interpretacão. Não querer que aquele sentimento que para nós é tão forte, tão intenso ou tão significativo ser colocado ao nivel de um mero exercicio de interpretacão?? Para algumas pessoas isso é, já por si magoar...
    Mas de qualquer maneira, também sou da opinião que devemos, sempre que possivel, exteriorizar-mos os nossos pensamentos, o nosso amor, e mesmo as nossas magoas infligidas por outras pessoas. Sou adverso a viver num casulo, num mundo fechado onde nos colocamos para não sofrer e fazer sofrer mas....também não viver.
    VIVE, SENTE, PARTILHA... Vive a vida, não estejas apenas de passagem por ela.....

    ResponderExcluir