quinta-feira, 14 de maio de 2009

Saudades


A nostalgia segundo o dicionario "nostos" (em Grego, retorno para casa) mais "algia" ("dor, aflição") - o suave sofrimento que nos traz a lembrança das coisas passadas, da casa irremediavelmente perdida.
Também é “Sentimento de saudades de algo que já aconteceu, mas, diferente de saudades na nostalgia esse sentimento não diminui ao reviver o acontecido pelo contrário alimenta”.
As vezes sentir saudades é bom, faz sentir que se tem outros sentimentos que nos fortacem e nos mostram que vale a pena continuar cultivando o que sentimos junto com a nostalgia.
Mas, e quando nao é bom? Quando sentimos aquele aperto no peito, aquela sensaçao angustiante que parece que nao vai acabar nunca, que o desejo mais intenso que nos corroi no amago, é matar essa louca saudade, fazer de conta que a nostalgia é apenas uma palavra com pouco sentido e quase nada vale alem de poucas letrinhas juntas.
Sao facas de dois gumes, os lados da moeda, o direito e o avesso, o ying yang…
Como diria Chico Buarque:
"Ai, saudade, inda sou moço, aquele poço não tem fundo, é mundo e dentro um mundo e dentro é um mundo que me leva…"
Leva para novas saudades e a nostalgia, ou nos leva o desejo mais intens de eliminar a saudade estando no lugar ou com quem que mais desejamos.
De quem tens saudades hj?

Nenhum comentário:

Postar um comentário